Sem pressas

As nossas vidas são cheias de regras. Tudo tem de ser regido por um código e por aquele maldito relógio que teima em não parar. As regras são necessárias, ou caso contrário reinaria o caos e a anarquia, mas também precisamos de tempo para respirar, para contemplar, para escutar o silêncio. Nem sempre conseguimos…as nossas rotinas diárias são preenchidas até ao mais pequenino segundo…hora de acordar, de sair de casa, de encontrar aquela pessoa, de comer, de trabalhar, de regressar a casa, de preparar o jantar, o banho dos miúdos, de dormir…tantos e tantos horários. E quando olhamos em volta apercebemo-nos que na nossa ânsia de agarrar o tempo, este nos escapou tão facilmente pelos dedos, tal como areia da praia.

Hoje é dia de parar…de aproveitar o momento. De beijar o nosso marido como se fosse a primeira vez, de abraçar os nossos filhos como se tivessem acabado de nascer, de olhar o Outono a acamar lentamente à nossa volta…ou de comer uma simples fatia de bolo, sem pressas. Bom fim de semana!


SERVE: 6 pessoas
TEMPO CONFEÇÃO: 120MIN

INGREDIENTES:
Curd de Laranja:
200g Açúcar
6 Ovos
150ml de Sumo Laranja
Raspa de 2 Laranjas
100g de manteiga de vaca Téte

Bolo:
2 c.s. de açúcar em pó
8 c.s. de curd de laranja
100g de açúcar branco
100g de manteiga amolecida
150g de farinha para bolos
2 ovos
Raspa de 1 laranja
1 c.chá fermento em pó

blog4

PREPARAÇÃO:

Curd de Laranja:
Coloque uma panela com água ao lume até que esta comece a ferver.
Numa taça bata os ovos com o açúcar. Junte o sumo e a raspa das laranjas.
Coloque a taça sobre a panela de água quente (sem contacto direto) e mexa a mistura até engrossar (uns 10-15 minutos). Retire do lume e junte a manteiga. Mexa até que esta derreta por completo, coloque o curd numa travessa com película aderente por cima para não ganhar película e reserve no frigorífico.

Bolo:
Aqueça o forno a 170º.
Unte uma forma com manteiga e polvilhe com o açúcar em pó.
Bata o curd com o açúcar, a raspa da laranja e a manteiga amolecida.
Junte a farinha e o fermento peneirados e coloque a massa numa forma.
Leve ao forno durante 35-40 minutos.
Retire-o, deixe arrefecer e desenforme.

blog3