Risotto de Bacon e Porcini Secos

Comida reconfortante e calorosa…ideal para os dias de Outono. Para quem ainda não experimentou cogumelos desidratados, têm de experimentar. Têm imenso sabor e uma profundidade que os frescos não têm. Os porcini então…um sabor térreo, quase amadeirado. A infusão usada para os rehidratar guarda todo o seu sabor…que melhor forma de o usar senão num risoto!

TEMPO: 40 min
SERVE: 2 pessoas

INGREDIENTES:
200G de Arroz Arborio
100g de Bacon
1 Chávena de Cogumelos Brancos Laminados
1 Saco de Cogumelos Porcini
1 Cebola
1 Copo de Vinho Branco
1 Dente de Alho
Sal e Pimenta q.b.
2 c.s. de Azeite
2 c.s. de Manteiga
Queijo Parmesão
Água Quente

Prepare os cogumelos secos conforme instruções na embalagem. Reserve a água usada para os hidratar, mas lembre-se de a coar.
Corte o bacon em cubinhos, pique a cebola e o alho e lamine os cogumelos. Reserve.
Numa frigideira aqueça o azeite com 1 c.s. de manteiga e junte o bacon até este dourar. Refogue a cebola picada e o alho. Basta ficarem transparentes.
Acrescente o arroz e deixe absorver o refogado durante 1 minuto. Agite a frigideira ocasionalmente. Junte o vinho branco e mexa a frigideira (não use a colher de pau para mexer o risotto, agite a frigideira). Sempre que o risotto começar a secar junte algum do caldo dos cogumelos e mexa a frigideira. O tempo de cozedura do arroz deve ser de aproximadamente 13 minutos, mas vá experimentando até o grão apresentar uma textura “al-dente”. Retifique os temperos com sal e pimenta sempre que necessario. Se o caldo for insuficiente junte alguma água quente.
A meio da cozedura junte os cogumelos brancos.
No final coloque a restante manteiga no risotto, algum parmesão ralado e envolva gentilmente.
Deixe repousar 2 minutos antes de servir.