Queijadas de Laranja e Queijo Fresco

Ainda ontem estávamos de pés na areia em pleno verão e quase, quase que é Natal. Não há loja que já não esteja devidamente engalanada para a época. E de manhã nas bermas já sê aquela geada branquinha tão típica da estação. As árvores despem-se e os casacos vestem-se.

Por aqui ainda não se vêem enfeites natalícios, mas à mesa sentam-se sabores mais quentes e reconfortantes. Sabem bem os estufados, as sopas grossas, as massas encorpadas e os assados robustos. Cada sabor tem um lugar e uma estação. Na fruteira já se sentam os dióspiros, as romãs, as castanhas, as primeiras laranjas e clementinas.

Dezembro trará consigo os brócolos, legume que tanto me conforta a barriga e a alma. E lá para 24 as filhoses, sonhos e rabanadas alinham-se à mesa, estreando o cortejo tão aguardado que reúne toda a família em redor dos sabores do coração. Mal posso esperar!

1

SERVE: 6
TEMPO: 1H

INGREDIENTES:
200g de Queijo fresco
400ml de Leite
40g de Manteiga amolecida
350g de Açúcar
Raspa de 2 laranjas
75g de Farinha de trigo
5 ovos
1 Pau de Canela
Margarina para untar

PREPARAÇÃO:
Ligue o forno a 180ºC e unte forminhas de queijada com margarina. Reserve.
Num tacho aqueça o leite, o pau de canela, a raspa das laranjas, a manteiga e o açúcar. Quando começar a ferver deixe repousar e infundir o sabor da laranja por 10 minutos.
Num recipiente bata o queijo fresco com os ovos até obter uma mistura uniforme. Junte a farinha e o leite e misture novamente. Verta o preparado nas forminhas e leve ao forno durante 25 a 30 minutos (ou até que as queijadas fiquem firmes douradinhas por cima).
Retire e deixe-as arrefecer para depois desenformar.

dsc_0139

dsc_0146

dsc_0148

dsc_0149

dsc_0170

dsc_0171

dsc_0177