Pavlova de Manga e Amêndoa

Vamos fingir que é Verão. Vamos fingir que não chove, que não está este frio e este vento. Que não andamos constipados e cheios de agasalhos.
Vamos fingir que é Agosto, num sítio qualquer bem quente e tropical: sol quente na pele, pés descalços, calção e chinelo. Ao fundo ouve-se a rebentação do mar, enquanto os dedos dos pés se enterram preguiçosos na areia. Algures na praia a sombra de uma palmeira oferece um terno conforto. Apetece sentar. Apetece olhar o mar sem fim, ouvir o seu barulho, respirar aquele salgado odor. Deixar a cabeça voar, enquanto os cabelos dançam marotos com a brisa. Vamos respirar, ouvir, sentir. Vamos tirar a t-shirt, correr até à rebentação e ceder ao calor. Mergulhar. Fundo. E vir à tona e flutuar enquanto no céu as gaivotas deambulam sem destino.
Vamos lá?

Untitled-3

Untitled-4

TEMPO: 30MIN+75MIN
SERVE: 6

INGREDIENTES:
150ml de claras (ovos com alguns dias)
200g de açúcar branco
2 c.chá de vinagre de vinho branco
2 c.sopa de farinha maizena
2 mangas maduras
2 c.s. de açúcar branco
1 chávena de amêndoas
200ml de natas para bater

PREPARAÇÃO:
Ligue o forno nos 150ºC.
Numa taça coloque as claras de ovo. Bata até obter picos suaves. Junte então o açúcar, o vinagre e a farinha maizena e bata. Para verificar se está no ponto certo, com um dedo apanhe um pouco de clara e esfregue entre o indicador e o polegar. Se sentir o açúcar bata mais um pouco até que esta condição se verifique.
Num tabuleiro com papel vegetal, coloque as claras num círculo e baixe a temperatura para 120ºC. Deixe no forno por 75min.
Quando terminar este período de tempo, desligue o forno e deixe a pavlova lá dentro até arrefecer completamente (se quiser pode deixar durante a noite).
Para o coulis de manga, descasque uma manga e triture com uma varinha mágica. Junte as 2 c.s. de açúcar e leve ao lume durante uns 10 minutos. Desligue e deixe arrefecer.
Quando fôr servir a pavlova, bata as natas. No centro da pavlova coloque as natas, e a outra manga cortada em pedaços. Regue com o coulis e polvilhe com as amêndoas picadas.
Sirva de imediato.

Untitled-5

Untitled-1