Pastéis de Batata Doce e Amêndoa

Na semana passada publiquei esta receita , onde usei batata doce. Como gostei tanto do resultado, fiz também estes pastéis que fazem lembrar os famosos pastéis de feijão. À semelhança do feijão, também a batata doce é muito rica em amido, e como tal é um ótimo espessante natural para qualquer receita. Estes pastéis foram um sucesso cá em casa, e como fiz uma dúzia deles tive de repartir o mal pelas aldeias, não fosse a MINHA aldeia não caber nas calças amanhã.

2

Mas se não gostarem de batata doce (eu não gosto em pratos salgados) podem ficar totalmente descansados com esta receita, porque o seu sabor é muito discreto e suave, e os pastéis são aromatizados com a canela, pelo que de batata doce pouco se sente.

3
SERVE: 12
TEMPO: 60 MIN

INGREDIENTES:

massa:
200g Farinha Trigo
80g manteiga
1ovo
Água morna q.b.
Manteiga e farinha q.b. para as formas

recheio:

1 c.chá de canela em pó
250g de pré de batata doce
50g de amêndoa ralada
200g de açúcar
200g de manteiga
100g de Farinha de Trigo
5 gemas+3 Ovos
Açúcar em pó e canela para polvilhar

PREPARAÇÃO:

massa:
Peneire a farinha para uma taça, adicione a manteiga amolecida e o ovo. Acrescente água suficiente para ir amassando até obter uma massa uniforme.
Deixe a massa repousar no frigorífico durante 15 minutos. Decorrido este tempo, unte forminhas com manteiga e polvilhe-as com farinha. Forre-as com a massa e coloque as forminhas no frigorífico enquanto prepara o recheio.

recheio:
Coza as batatas. Descasque-as e triture-as em puré.
Numa taça coloque a amêndoa ralada e o puré da batata. Adicione as gemas e os ovos, mexendo entre adições. Incorpore a farinha, o açúcar e a manteiga amolecida. Misture até obter uma massa uniforme.
Coloque o recheio nas forminhas e leve ao forno pré-aquecido a 160ºC durante 30-40 minutos.
Quando os pastéis estiverem cozidos, retire-os, deixe-os arrefecer antes de desenformar e sirva polvilhados com açúcar em pó.