Panquecas de Cacau com Coulis de Morango

Existem receitas que pela sua aparência sugerem que serão pouco saudáveis e extremamente calóricas. mas nem sempre é assim. Temos de estar atentos aos ingredientes e à forma de confeção. Estas panquecas são um pouco assim…talvez por levarem chocolate, e por terem o coulis.
6
Esta é a receita perfeita para surpreender aquela pessoa especial, ou para aquelas manhãs tristes de inverno, ou simplesmente porque apetece. Ou porque o próximo domingo é o Dia da Mãe!

E neste primeiro ano em que o Dia se torna tão especial para mim, dedico esta receita a todas as mulheres que são mães de coração, mesmo sem ser de sangue, que encontram sempre um sorriso para os seus filhos, mesmo nos dias mais difíceis, que têm de ter 2 empregos para que nada falte, que acordam super cedo para conseguir fazer tudo, que os criam sozinhas, que os criam em dificuldade mas nunca sem amor, que mesmo quando nada corre bem, conseguem ser boas mães!

Feliz Dia da Mãe!

5 4

Receita adaptada daqui
SERVE: 4
TEMPO: 25min

INGREDIENTES:

Panquecas
250g de farinha de trigo
3 c.s. de cacau em pó
1 Ovo
2 c.chá fermento
75g de Açúcar
3 c.s. de Manteiga
1 c.s. de Extrato de baunilha
350ml de Leite
Margarina q.b.

Coulis de Morango
250g de Morango
2 c.s. de Açúcar branco

PREPARAÇÃO:

Coulis:
Num tacho coloque os morangos cortados e o açúcar. Deixe levantar fervura, e deixe ferver durante 4 minutos. Triture com uma varinha mágica e reserve (preferencialmente até arrefecer completamente).

Panquecas:
Numa taça coloque os ingredientes líquidos: a manteiga derretida, o leite, a baunilha e o ovo. Misture e reserve.
Noutra taça junte os ingredientes secos e gradualmente vá juntando os líquidos aos secos, mexendo com uma colher até obter uma mistura uniforme.
Aqueça uma frigideira e unte com alguma margarina apenas quando necessário.
Coloque colheradas de massa, e deixe cozinhar 1 minuto de cada lado (se colocar uma colher de sopa de cada vez).
Sirva com o coulis, chocolate negro ralado e/ou açúcar em pó.