Mini Pavlovas de Diospiro e Canela
Eu adoro o Outono. Claro que estou muito grata por estes dias de sol inesperado, mas eu sou rapariga de meios termos: primavera e outono. Gosto das roupas leves, gosto das comidas de Verão, gosto de sol e de atividades ao ar livre. Mas todas essas coisas são feitas de uma forma muito mais agradável com temperatura amena. Mas isso sou eu…
Algo que também adoro no Outono são aqueles produtos sazonais tão bons nesta altura: castanhas, diospiros e abóboras. Principalmente os dois últimos. Ultimamente cá em casa uso abóbora para tudo: sopa, massa, sobremesas e até ando a experimentar um pão cuja massa leva abóbora…mas ainda não está perfeito. A seu tempo…
E como os diospiros pedem urgentemente que sejam consumidos, fiz estas mini pavlovas, que têm tanto de fácil, como de bom! A enorme vantagem desta receita é que as pavlovas podem ser feitas com antecedência e ficam bem com quase tudo! Por isso se não gostar muito de diospiro pode combinar com outros sabores que aprecie mais e tem aí uma sobremesa de encher o olho…e a barriga!
Receita adaptada daqui
SERVE: 6
TEMPO: 45 min
INGREDIENTES:
Para as pavlovas:
1 c.chá farinha maizena para polvilhar + 1 1/2 para as pavlovas
150g de açúcar branco
3 claras de ovo (convêm serem ovos de 1 semana)
1 c.chá extrato de baunilha
1/2 c.chá vinagre de vinho branco
açúcar em pó para polvilhar
Para o recheio:
2 diospiros bem maduros
2 c.chá de canela em pó
PREPARAÇÃO:
Ligue o forno a 140ºC. Coloque uma folha de silicone num tabuleiro e polvilhe com a farinha maizena.
Numa tigela bem limpa, bata as claras até começarem a crescer. Junte o açúcar aos poucos, batendo constantemente. Não necessita bater com velocidade elevada.
Junte também o vinagre, a baunilha o resto da farinha maizena.
Coloque o merengue num saco de pasteleiro com o bico largo e sobre o papel vegetal desenhe cículos concêntricos, de forma a fazer e base, e 2 camadas nas bordas, para fazer as laterais.
Leve ao forno 40 a 45 minutos até estarem secos e crocantes.
Resista à tentação de abrir o forno durante a cozedura.
Quando estiverem prontos, deixe-os arrefecer completamente dentro do forno (eu costumo fazer à noite e só os retiro no dia seguinte).
Para preparar o recheio nada mais fácil. Numa taça coloque o miolo dos diospiros e junte a canela. Envolva e na altura de servir, recheie as pavlovas e polvilhe com açúcar em pó.
05/11/2014 @ 11:33
Adorei, devem ser tão boas!
01/11/2014 @ 19:56
Que bom! Nem sei que dizer!
Fiquei fã de pavlovas e estas conquistaram-me de originais que são 🙂
Muitos lindas, amei!
Beijinhos
Cláudia
01/11/2014 @ 21:06
Olá Cláudia,
Obrigada pela visita.
São muito práticas, porque basicamente servem com tudo: frutos secos, frutas, chocolate, o que se quiser! E podes fazer com antecedência e guardar!
Beijinho!
Amélia
29/10/2014 @ 16:20
“Conheço-te” do instagram e não me apercebi que tinhas um blog! Sou sempre a ultima a saber das coisas. Adorei conhecer o teu blog, tens receitas muito originais e fotografias bem bonitas. é bom encontrar pessoas assim criativas 🙂 Um beijo e continuação de um bom trabalho.
29/10/2014 @ 17:41
Olá Sandra,
Obrigada pela simpatia e pela visita. Vindo de ti deixa-me orgulhosa já que também eu admiro o teu trabalho e dedicação e sou visitante frequente do Marmita!
Beijinho grande,
Amélia
28/10/2014 @ 8:38
Ficaram lindas estas minipavlovas!
Parabéns pelas excelentes fotos!
Helena
http://cookingbooksblog.blogspot.pt/
28/10/2014 @ 10:20
Obrigada Helena e um beijinho!