Grata por tudo…e um Bolo de Nectarinas com Calda de Laranja

8 de Setembro de 1982: 6h30 da manhã e nascia eu com 4300kg e 52cm. Um parto natural e muito rápido (já era o quarto da minha mãe).
33 anos depois, e faltando apenas alguns dias para receber a Carlota, imagino como será o seu nascimento, como será o seu rosto, a sua expressão, os seus pequenos olhos. Acho que quer se seja mãe de primeira viagem ou não, imaginamos sempre esse momento…esse segundo em que a natureza se mostra tão perfeita e natural, como sempre tem sido há milhares de anos.

Hoje este bolo celebra não só os meus anos, mas a fase da vida que está prestes a começar. E com todas as notícias que temos visto sobre os refugiados e sobre o sofrimento daquelas mães e crianças envolvidas nessa tragédia sem fim, sinto-me grata pelo facto da Carlota nascer num país em paz, num país que com todos os seus defeitos, também tem as suas coisas boas, sendo a paz a mais importante delas. Sinto-me grata pelo marido que tenho, que ainda não sendo é já um excelente pai, pela gravidez calma que tive, pelo amor que enche o meu coração todos os dias e com que poderei receber a nossa bébé.
Temos tanto a aprender em relação à gratidão. Passamos os nossos dias em protestos insignificantes e sem fim quando temos tanto por que ser gratos…nem que seja pelas pequenas coisas. Lembrem-se: nem todos os dias são perfeitos e às vezes a vida é uma grande sacana! Apesar disso nem sempre o copo está meio vazio…sejam felizes!

E não se esqueçam de participar no passatempo que está em vigor ainda mais alguns dias!Boa sorte!

4

SERVE: 6
TEMPO: 60 MIN

INGREDIENTES:

Bolo:
120g de Margarina
3 Ovos
120g de Açúcar Branco
Raspa de 1 Laranja
1 pitada de Sal
1 c.chá de Fermento
220g de Farinha de Trigo
Farinha e Margarina q.b. para untar a forma (use uma forma de 35cm-40cm de diâmetro com fundo amovível)
2 c.s. de Açúcar Amarelo
4 Nectarinas
1/2 Limão

Calda de Laranja:
3 c.s. de Açúcar
Raspa de 2 Laranjas
Sumo de 3 Laranjas

Pré aqueça o forno a 175º.
Forre o fundo da forma com papel vegetal.
Unte a forma com alguma margarina e polvilhe com farinha.
Corte as nectarinas ao meio. Para separar as metades, rode ao mesmo tempo uma no sentido contrário da outra e retire o caroço. Descasque-as e passe o limão sobre estas para que não oxidem. Coloque-as na forma viradas para baixo.
Numa batedeira, batas os ovos com a açúcar até obter uma espuma esbranquiçada.
Adicione a manteiga derretida, a raspa da laranja, a farinha peneirada e o fermento e incorpore com uma colher, cuidadosamente para que não perca volume.
Despeje a massa sobre as metades das nectarinas e polvilhe com o açúcar amarelo.
Leve ao forno durante 30-40 min (confirme a cozedura do bolo: espete um palito e verifique que sai seco.
Retire e reserve na forma.

Para a calda: coloque o sumo e a raspa das laranjas num tacho. Junte o açúcar e misture. Leve ao lume e deixe ferver até ganhar uma textura de xarope.
Retire o bolo da forma, pique-o com um palito e regue com a calda. Sirva de imediato.

5