Galette de Maçã e Mirtilo

Aveiro é uma cidade maravilhosa. É verdade que a maioria das pessoas conhece-a pelos ovos moles, mas também tem outros encantos menos óbvios: temos a Ria de Aveiro e as praias de areal branco e extenso. Temos peixe e marisco fresco e fantástico, temos também uma das melhores universidades do país e da Europa. Estamos a uma passo do Norte e do Centro…literalmente com um pé na serra e outro no mar.
Mas apesar de tudo isto, se há coisa que eu detesto é que Agosto por cá, é sinónimo de vento de manhã até ao fim do dia. Não sei bem porquê…desde que me lembro dos Verões, que o vento era uma constante que estragava qualquer dia de praia. Por isso cada vez mais tenho optado por ir pela manhã, enquanto o vento se faz notar um pouco menos. Nem que seja para andar pelo areal, já que o estar deitada de barriga ao ar é algo que não me é permitido há vários meses.

Acho que com o passar dos anos passamos a valorizar coisas diferentes. Quando era miúda passava a tarde na praia, a estorricar ao sol, tomava banho de mar com a água gelada e nunca me queixava…Verão que era Verão era assim. Hoje já tenho gostos mais exigentes (digamos assim) e sinceramente já não tenho paciência para estar a torrar no areal feita lagartixa…debaixo do guarda sol e com leitura ainda aguento um par de horas…mais que isso não consigo!

4

Por isso estas férias, e já com um barrigão de quase 8 meses, têm sido passadas a preparar as coisas da Carlota, ou a ver filmes e séries. Nalguns dias gosto de ir a praia (mas só por um bocado), mas na maioria das vezes entretenho-me com cozinhados descomplicados e bem à época: como esta galette! Rápida de preparar, vai ao forno e já está! Sucesso garantido!

SERVE: 6
TEMPO: 45min

Massa:
50g Açúcar
100g Manteiga Amolecida
2 Ovos Batida
200g de Farinha
1 Pitada de Sal
Manteiga para Untar

Recheio:
100g de Mirtilos
1 Maçãs cortadas em fatias
2 c.s. de Açúcar Amarelo

Açúcar em pó para polvilhar

Bata o açúcar e a manteiga amolecida numa taça e junte o ovo, a farinha e o sal. Forme uma bola, embrulhe em película aderente e reserve no frigorífico durante 30 minutos.
Pré-aqueça o forno a 175º.
Estenda a massa num círculo e coloque-a sobre uma folha de papel vegetal num tabuleiro.
Disponha a fruta no centro do círculo, polvilhe-a com açúcar amarelo e leve ao forno durante 25 a 30 minutos até que a massa fique bem dourada.
Retire do forno, deixe arrefecer durante 10 minutos e polvilhe com a açúcar em pó. Pode servir de imediato.

3