Esparguete com Requeijão, Avelãs e Cogumelos

Já muito aqui falei das minhas opções alimentares, e do que não dispenso na minhas refeições: muito peixe, fruta e legumes (maioritariamente biológicos). Não sou de extremos, mas jamais conseguiria ser vegan ou vegetariana. Adoro ovos, derivados de leite, leite, carne e peixe. É meu. Está entranhado em mim desde que me lembro de ser gente! Apenas num caso extremo de saúde me veria a abdicar de uma bela costeleta do cachaço, ou de um bife de vaca, ou de um robalinho! Jamais! Não julgo ninguém pelas escolhas alimentares que tenham…na verdade acho admirável a disciplina alimentar que algumas pessoas adotam quer por questões de saúde, quer por ideologia. Eu não conseguiria.

Mas isto não significa que não reconheça os malefícios dos excessos alimentares, do consumo excessivo de carne e gorduras, da produção em massa dos frangos, porcos e vacas, que em tanto diminui a sua qualidade. Precisamente por isso é bom ficarmos por terrenos mais neutros e optar pelas massas, sopas, saladas sem carne ou peixe. Por mim tudo bem, mas o meu marido torce logo o nariz e vai buscar uma lata de atum. Mas desta vez nem foi o caso! Primeiro porque a massa assim mesmo tem ótimo aspeto. E depois porque tem ingredientes que a tornam uma refeição equilibrada quanto baste: queijo, frutos secos e cogumelos. E é só isso que é preciso. Ingredientes que cumpram a roda alimentar sem serem necessariamente a carne e o peixe.

E para mim funciona lindamente! Simples, fácil e delicioso. Boas escolhas alimentares!

1

5

SERVE: 2
TEMPO: 25 MIN

PREPARAÇÃO:
200g de Esparguete
150g Cogumelos Brancos
2 dentes de Alho picados
2 c.s. de Azeite
2 c.s. de Manteiga
1 ramo de Tomilho
1/2 Cebola picada
Sal e Pimenta q.b.
100g de Requeijão de vaca

PREPARAÇÃO:
Coloque uma panela com água e sal a ferver. Quando levantar fervura coza o esparguete.
Numa frigideira coloque o azeite a aquecer. Adicione os cogumelos laminados, junte o alho e cebola picados e as folhas de tomilho. Quando os cogumelos ganharem cor, tempere com sal e pimenta e reserve.
Quando o esparguete estiver cozido, escorra e guarde 1 chávena da água de cozedura.
Ligue o lume da frigideira novamente e adicione a manteiga, deixe cozinhar 1 minuto em lume alto e junte o esparguete.
Envolva o molho com a massa e junte alguma da água de cozedura. Retire do lume, junte o requeijão desfeito.
Pique o miolo da avelãs e disponha por cima.
Sirva de imediato.