Creme de Favas e Tomilho

Eu adoro favas! Cá em casa é sempre uma guerra nesta altura…eu quero comer favas e o meu marido começa a torcer o nariz…ervilhas é a mesma coisa! Por isso o desafio de fazê-lo gostar de comer aquilo que eu gosto é bem mais difícil do que fazer uma boa receita de favas. Consegui finalmente dar-lhe a volta. Basta tirar a casca das favas e fica o assunto resolvido.

Para isso basta pôr uma panela com água e sal a ferver. À mão tenha uma taça com água fria e gelo. Quando a água borbulhar coloque as favas descascadas e deixe estarem lá cerca de 1 minuto (ou até a pele começar a rachar). Aí retire-as e coloque-nas na taça com água gelada. Depois é descascar tipo tremoço. É muito simples. As favas descascadas ficam muito boas em saladas (não precisam de cozer mais), ou se for para incorporar numa sopa, coloque-as a cozer mais alguns minutos com os restantes legumes. Sucesso garantido!

3

SERVE: 2 PESSOAS
TEMPO: 30 MIN

INGREDIENTES:
200G de favas descascadas
1 courgette
2 dentes de alho
1 batata
2 c.s. de azeite
sal e pimenta q.b.
1 ramo de tomilho
500ml de água

Depois de retirar a pele das favas, coloque uma panela com o azeite e os alhos picados e deixe o alho ganhar um pouquinho de cor.
De imediato junte a água, assim como a batatas, as favas e courgette descascadas e cortadas em cubos.
Deixe cozinhar até a batata ficar cozida, e passe.
Tempere com sal e pimenta e junte as folhas de tomilho.